De fundamental importância em nosso ritual as ervas contribuem muito para a limpeza e energização do nosso ambiente, bem como aparecem em todo ritual de preparação dos médiuns e trabalhos em auxílio aos freqüentadores.

Tudo na natureza reflete mais ou menos  uma das qualidades de nossos amados Orixás, visto que eles são os seus sustentadores, logo  se falarmos de  ervas teremos ervas que refletem em maior grau a  essência e o axé de certo orixá , então dizemos esta  erva pertence ao Orixá tal, por esta razão, o médium deve usar, preferencialmente a erva pertencente ao seu Eledá nos seus banhos e reforços de ori.

De acordo com a sua energia, a erva pode ser usada também para equilibrar as emoções e sentimentos das pessoas. Muitas plantas são empregadas popularmente para a limpeza energética de ambientes e pessoas, por meio de incensos e fumigações, justamente porque algumas delas possuem qualidades transmutadoras que propiciam a modificação da vibração atômica, devolvendo a harmonia e o equilíbrio.