Homens e mulheres que trabalharam,que navegaram e se relacionaram com o mar.Que descobriram ilhas,continentes, novos mundos.

Trabalham na Linha de Yemanjá e Oxum (povo da agua).

Trazem mensagem de esperança e muita força,dizendo que se pode lutar e desbravar o desconhecido,do nosso interior ou do mundo que nos rodeia se tivermos fé,confiança e trabalho unido em grupo.
seu trabalho é realizado em descarrego,passes, não são muito dados a das consultas ,mas adoram conversar, contar causos e historias, são responsáveis pelas limpezas mais profundas feitas no terreiro, a descarga é toda enviada ao fundo do mar com todos os fluidos nocivos que dela provem.

Recebem as oferendas na orla do mar em lugar seco sobre a areia.

A gira de marinheiros é bem alegre e divertida, são sorridentes e animados, não tem tempo ruim,com palavras macias vão fundo na alma e nos problemas dos consulente.

Geralmente chegam parecendo estar “embriagados”, esta fato aliado as brincadeiras e causos, fazem com que as pessoas “relaxem”, dando chance assim para que as entidades possam se aproximar mais e realizem suas “limpezas”, são sinceros,ligeiramente romanticos, sentimentais e muito amigos, tem grande compromisso e responsabilidade no trabalho que é feito.

Representam o homem do mar bebedor,mulherengo,que gosta de beber com os amigos nos bares e cantar alguma canção, são alegeres, encaram os problemas de um ponto de vista simples