Umbanda é uma religião que tem em seu núcleo de formação influencia de algumas outras religiões, coisa que acho valida até certo ponto, a aceitação deste fato só vem a confirmar que a Umbanda é uma religião que acolhe a todos e que graças a sua diversidade existe “uma Umbanda para cada fiel”.
Adotamos as datas de comemorações dos Santos Católicos para homenagearmos nossos Orixás, mas isto não é uma regra, o fazemos apenas como referencia.
Quando falamos em Quaresma estamos falando de um termo católico, que diz respeito a um período consagrado PELOS CATÓLICOS.
Respeito às casas que suspendem ou alteram sua forma de trabalho por conta da quaresma, mas não aceito as estórias que inventam para justificar isto. No meu entender isto deve ficar no campo das tradições.
Vou dar o exemplo de duas “explicações” que já ouvi e que retratam isto:
“Na quaresma a carga de energia negativa se acentua por conta do carnaval”
Pois bem, se isto ocorre não seria neste momento que nós Umbandistas deveríamos nos doar mais? Trabalhar com mais afinco para ajudar na limpeza desta energia?
“Na quaresma as almas são soltas por São Miguel, para que procurem à luz.”
Mais um motivo para trabalharmos, pois seria mais fácil para estas almas “encontrarem a luz” se alguém se dispuser a ajudar.
Estes são apenas dois exemplos, já escutei inúmeros mais…
Quaresma é uma data católica, esta na hora de nós UMBANDISTAS termos nossa própria identidade.
Marco Boeing